Rótulos de Alimentos
Os Rótulos de Alimentos funcionam não apenas para chamar a atenção dos clientes, com cores, formatos, texturas, entre outros, como também funcionam como o método simples e eficaz de divulgação de informações que as empresas devem fornecer aos clientes sobre os produtos.
Nos rótulos, encontram-se informações nutricionais, instruções de uso e conservação, data de validade, entre muitas outras informações importantes para a utilização ideal do produto.
Muitos consumidores se confundem na hora de ler as tabelas nutricionais de alguns produtos. Pela falta de contraste ou até mesmo tamanho das informações presentes nos rótulos.
Novas regras Anvisa
A Anvisa publicou em 09 de outubro de 2020 as novas regras de rotulagem nutricional, com o objetivo de facilitar a compreensão e auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes, veja abaixo o que mudou:
Todo rótulo alimentício deve seguir uma série de normas para sua comercialização, as informações nutricionais são obrigatórias desde 2001. A nova rotulagem nutricional é vista como um instrumento importante para a educação alimentar e nutricional.
Informar sobre a quantidade total de açúcares e incluir a quantidade de açúcares adicionados também é um diferencial, bem como a rotulagem nutricional frontal.
O símbolo em forma de lupa deverá estar visível na frente das embalagens para identificar o alto teor de três nutrientes críticos (gordura saturada, sódio ou açúcar adicionado) prejudiciais à saúde. Mesmo os alimentos sem a presença da lupa podem estar no limite para gordura saturada, sódio ou açúcar adicionado, informação que deve sempre ser complementada pela tabela nutricional.
A nova norma também traz mudanças na tabela de informação nutricional e nas alegações nutricionais. A tabela, agora, passa a ter apenas letras pretas e fundo branco para que não ocorra o uso de cores que comprometam a leitura das informações.
Será obrigatória a identificação de açúcares totais e adicionais, a declaração do valor energético e nutricional por 100g ou 100ml para auxiliar na comparação de produtos.
Os produtos fabricados antes da norma entrar em vigor ainda poderão ser comercializados até o final da validade. Os produtos que forem destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação, deverão estar adequados a partir da entrada em vigor do regulamento para garantir que os fabricantes tenham acesso às informações nutricionais das matérias-primas e ingredientes alimentares utilizados em seus produtos.
Segundo a Anvisa, quanto mais informação nos rótulos melhor, principalmente para quem tem intolerância alimentar, alergia ou tem doenças como diabetes ou hipertensão.
Fabricante de Rótulos de Alimentos
A Ativa Flex produz rótulos de alimentos com acabamentos especiais que destacam a identidade de seu produto e evidenciam a sua marca agregando mais valor. Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento personalizado!